sexta-feira, 18 de março de 2016

O que é o Trekking

Trekking é uma palavra de origem sul-africana que significa seguir um trilho, ou o chamado percurso pedestre e faze-lo a pé, vai ao encontro das pessoas que procuram espairecer e desanuviar a mente, saturada pelos blocos de cimento e shoppings comerciais existentes nas cidades.
É um desporto praticado ao ar livre, que tem vindo a crescer exponencialmente em todo o mundo, abrangendo diversas faixas etárias. Esta atividade em um roteiro, onde os percursos podem ser curtos ou longos, importando apenas o prazer de caminhar.

A sua prática consiste em conhecer uma determinada região, os seus ambientes físicos naturais e paisagísticos, mas também, os biológicos e humanos.

As pessoas que praticam o trekking têm a oportunidade de desfrutar do contato com a natureza, acercando-se de belas paisagens em locais pouco conhecidos. De uma forma geral, consiste no partir para o desconhecido, no partir à descoberta de novos locais, no explorar de uma região, no conhecer da sua história, cultura e tradições. Estas características são atrativas e chamam as pessoas de volta para a natureza.
O trekking pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer idade, desde que seu limite físico seja sempre respeitado, e pode ser classificado como:
- Fácil: Indicado para iniciantes com pouco preparo físico. Neste tipo de Trekking prevalece os terrenos mais planos e a duração da caminhada, em geral, não dura mais que 1 hora.
- Médio: Indicado para iniciantes e amadores com bom preparo físico. Neste tipo a caminhada é realizada em terrenos com variação de altitude um pouco maior e com duração média de 2 horas.
- Difícil: Nesta categorias as coisas se complicam, pois abrange desde as caminhadas com duração superior a 3 horas com uma variação de altitude muito alta até as expedições que levam dias para serem completadas. Nesta categoria se encaixam as caminhadas realizadas em serras e montanhas. Indicada somente para quem tem bom condicionamento físico e bons conhecimentos de navegação e sobrevivência.

O atleta pode seguir sozinho ou em grupos por trilhas, caminhos ou estradas em meio à natureza. Não existe faixa etária, percurso, ritmo ou duração definida para os praticantes, como também não há um equipamento especial, somente o essencial como botas de caminhada, roupas leves ou agasalho para frio, lanterna, pilha, bússola, barraca, saco de dormir e kit de primeiros socorros.
Iremos conversar mais sobre os níveis de trekking posteriormente.
Boas trilhas! Qualquer dúvida deixe um comentário mais abaixo!!
@trilhasdomt
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

* Não faça comentários ofensivos;
* Comente sobre o assunto do artigo;
* Não coloque links no comentário para divulgar seu blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário;
* Os comentários não refletem a opinião do autor.

Obrigado.

Destaque do mês

Trilha, o que levar e o que vestir?

Algumas pessoas não tem muita noção de como se vestir e o que levar para um dia de caminhada, ou nas mochilas em caso de trilhas maiores e...

@trilhasdomt